Últimas Notícias
recent

Carnaval, folia de todos

Hoje é o último dia de carnaval, eu adoro pular, foliar etc e tal, mas infelizmente esse ano não pude participar dessa festa de todos. Mas no ano que vem com certeza não perderei nenhum dia dessa festança.

Carnaval tem em todos os estados, a alegria é a mesma, mas o jeito de curti é bem diferente. Três estados que mostram bem toda essa festa é o Rio de Janeiro, Salvador e Pernambuco. O Carnaval é único, mas para escrever mais nesse post vou descrever a folia nos três estados citados.

Primeiro no Rio de Janeiro, mas em São Paulo também tem o mesmo tipo de folia, mas vou falar no Rio porque mais a frente direi o porque. Bom, no Rio tem as escolas de samba, ao todo são 13 escolas no Grupo de Especial, a cada ano cai um, mas esse ano se não me engano irão cair duas, e subir duas do Grupo de Acesso. O Carnaval do Rio é feito pelas escolas de samba, os desfiles que dura cerca de 80 minutos encanta quem está assistindo, pela TV ou no sambódromo. Com seus carros alegóricos, com suas fantasias, mestres-salas e portas bandeiras, abre alas etc, tudo isso e muito mais, faz parte do desfile.

Os desfiles acontecem sempre no domingo e na segunda-feira, sendo que na sexta e no sábado são os desfiles das escolas de samba de São Paulo. As escolas de samba são: Renascer de Jacarepaguá, Portela, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos do Porto da Pedra, Beija-Flor, Unidos de Vila Isabel, São Clemente, União da Ilha do Governador, Acadêmicos do Salgueiro, Estação Primeira de Mangueira, Unidos da Tijuca, Acadêmicos do Grande Rio.


E a minha favorita é o Salgueira, desde sempre, o seu último título foi em 2009, espero que esse ano vença.


Agora vamos falar da folia em Salvador, o terra cheia de artista essa hein, o carnaval é mais animados, porque tem os blocos de carnavais que são animados pelos trios elétricos que geralmente são animados com grandes nomes do axé, como, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, Asa de Águia etc.


E também em Salvador, Bahia, o carnaval começa muito antes do dia que está no calendário, uns dizem que é desde janeiro, quando tem o Festival de Verão de Salvador, já outros falam que lá é carnaval o ano inteiro, não duvido nada...


E por último, mas não menos importante, é em Pernambuco, o carnaval de lá é colorido e muito animado pelo frevo, um dança muito peculiar, que só quem tem habilidade sabe dançar. Tem que ter um reflexo bom, força nas perna e muita ginga.


Os passos são bem complicados, então vou tentar explicar um pouco de como se faz. Um dos passos é a Dobradiça, flexiona-se as pernas, com os joelhos para frente e o apoio do corpo nas pontas dos pés. Corpo curvado para frente realizando as mudanças dos movimentos: o corpo apoiado nos calcanhares, que devem está bem aproximados um do outro, pernas distendidas, o corpo jogado para frente e para trás, com a sombrinha na mão direita, subindo e descendo para ajudar no equilíbrio. Não há deslocamentos laterais. Os pés pisam no mesmo local com os calcanhares e pontas.

Locomotiva, inicia-se com o corpo agachado e os braços abertos para frente, em quase circunferência e a sombrinha na mão direita. Dão-se pequenos pulos para encolher e estirar cada uma das pernas, alternadamente. Parafuso, total flexão das pernas. O corpo fica, inicialmente, apoiado em um só pé virado, ou seja, a parte de cima do pé fica no chão, enquanto o outro pé vira-se, permitindo o apoio de lado (o passista arria o corpo devagar).

Espero que consigam fazer esses passos.

Isso é o carnaval, todos esses tipos de comemorações, independente das cidades de origem, são comemorados no Brasil todo. E como no nosso país o ano só começo depois do carnaval, bom começo de ano para vocês.
João Alves

João Alves

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.