Últimas Notícias
recent

Diversificação gastronômica em solos cuiabanos

A capital de Mato Grosso está cada vez mais diversificada, principalmente na culinária. Muitos 'barzinhos', restaurantes, bistrôs, lanchonetes estão à disposição da população para quem quiser degustar de pratos diferentes. Não sendo habituais no dia a dia, acaba saindo um pouco da rotina. São diversos tipos de comida, uma delas será do seu agrado.

Todos sabem que em Cuiabá é a terra do peixe frito, pacu assado, pintado, feito pirão, grelhados, mojica, moqueca e muitos outros pratos.

Mas recentemente na capital, as pessoas estão aprendendo a comer o peixe de outra forma: cru. Regado a shoyu, as comidas japonesas estão cada vez mais em evidências e os restaurantes especializados nessa especiaria estão cada vez mais cheios. Cada vez mai,s no prato estão substituindo pacu assado e a mojica de pintado pelo sushi e o sashimi.

Grande admirador da comida japonesa, o estudante, Brunno Reis, sempre frequenta os restaurantes típicos e pelo menos uma vez por mês procura sair com os amigos e degustar os sushis e sashimis. “Ainda não fui a todos restaurantes que há em Cuiabá, mas ainda pretendo. O que mais gosto de comer, além dos tradicionais, sushi e sashimi, é o hot califórnia um dos meus prediletos”.

Acompanhado da comida japonesa, a chinesa também faz sucesso entre os cuiabanos. Muitas pessoas acham que são as mesmas comidas, mas não é. O yakisoba é um dos pratos mais conhecidos na culinária, mas ainda há o bolinho de arroz, tofu, rolinho da primavera, sopa e muito mais.

Conhecedor da comida chinesa o estudante Leandro Moreira, não dispensa a iguaria, e prefere pedir em casa. “Quando estou em casa com a minha namorada, sempre peço e gostamos de comer shimeji”.

Outra comida diferente que está em evidência nas noites cuiabanas é a comida mexicana, com muita pimenta para esquentar mais ainda o povo em Cuiabá. Ainda não há muitas opções de lugares estilos mexicanos, mas o que tem, sempre está lotado todos querem dançar a marcarena, beber muita tequila e experimentar os tacos.

Ainda muito recente em Cuiabá, a comida mexicana agrade o estudante, Diogo Bandeira, e não perde a oportunidade de sair com os amigos. “Não vou com tanta frequência, pois tem muitas opções aqui em Cuiabá, mas quando eu vou adoro comer tortilla”.

A outra opção que todos adoram e é uma das mais antigas na capital são as comidas árabes, suas esfirras, quibes crus sempre agradam o paladar de quem a come. E se comparado com os outros pratos, a árabe é a mais barata na região, e sempre tem em algum lugar e já com estilo cuiabano.

Já consagrada na capital, à comida árabe sempre esteve presente na alimentação da funcionária pública, Jussara Amaral, que até em festas e reunião de família, prepara os pratos árabes. “Gosto muito da comida árabe, toda a semana tem que ter algum prato, vou ao restaurante, peço delivery e até preparo na minha casa. Gosto de fazer quibe assado recheado com coalhada, meu preferido”.

Além das massas italianas, dos chucrutes alemães, do bacalhau português, os hamburgueses americanos, muitas opções de pratos a serem provados e todas essas opções podem ser encontradas nas noites cuiabanas, em shopping centers e nos points da cidade.

Só não vale falar que não tem lugar sair em Cuiabá, ou falar que não gosta de uma determinada comida se ainda nem provou dela. As opções estão descritas, agora é só aproveitar. 

João Alves

João Alves

Um comentário:

Anônimo disse...

É importante a diversificaçao da culinaria brasileira com novos conceitos ,
Por ex: Sushi e sashimy com Peixes do Pantanal. Seria uma forma interessante de inovar. Fica a dica.

Tecnologia do Blogger.