Últimas Notícias
recent

Série: Festas tradicionais em Mato Grosso - parte 1

O Estado é rico em tradições, principalmente em relação às festas religiosas que atraem milhares de pessoas para prestigiar tais santos. Espalhadas pelas diversas cidades de Mato Grosso, as festas culturais são uma atração à parte em pequenas cidades, que quando chega o dia da festa tornam-se cidades grandes, com enfeitas e pessoas que um dia cresceram e passaram pelas ruas da cidade natal.

A Igreja de São Benedito em Cuiabá, local da festa religiosa.
O Blog CQA fez uma série e matérias a respeito de festas pelo Estado de Mato Grosso. Hoje iremos falar de Cuiabá.

Em Cuiabá, uma das festas religiosas mais tradicionais e longas do Estado, é a festa de São Benedito, que dura cerca de 30 dias, desde a peregrinação da bandeira até a festa que acontece em julho. Uma tradição que existe desde 1897, inicialmente só participavam as famílias mais ricas, pois eram elas que mantinham a igreja e a festa.

Mas logo se tornou popular, pois os escravos tinham São Benedito como símbolo de luta e fé. De 1922 até 1944, a festa começou a ser feita em casarões antigos de Cuiabá, mas no ano seguinte a festa voltou a ser feita na igreja, na Paróquia do Rosário e de São Benedito, onde acontece até hoje.

A festa, hoje, reuni mais de 10 mil pessoas e os recursos arrecadados e as ofertas durante o ano ajudam a igreja a manter as escolas pobres da cidade.

Outra festa que reuni centenas de pessoas é a do São Gonçalo Beira Rio, uma comunidade ribeirinha formada por artesãos e ceramistas, localizado na região do bairro Coxipó, em Cuiabá. Esta festa já é realizada há mais de 50 anos e originou-se pelo fato dos moradores, na época, ter encontrado uma imagem do Santo dentro do rio.

Festa de São Gonçalo Beira Rio em Cuiabá, muita animação.
Na festa é servida a tradicional sopa do santo, preparada com legumes, verduras, macarrão e carne. Tradicionalmente esta sopa tem o poder de revigorar as energias das pessoas que passam o dia se dedicando a reza e fazendo apresentações culturais. E no baile realizado a noite, que é servido à sopa.

Na mesma região da comunidade São Gonçalo Beira Rio, outra festa está se tornando tradição, a Festa Rota do peixe, que acontece entre os meses de março e abril. A festa é para iniciar a comemoração do aniversário de Cuiabá, celebrado no dia 8 de abril. No ano de 2011 foi recebido cerca de 50 mil pessoas, durante os três dias. A festa tem o objetivo de fomentar o turismo, incrementar a economia local e divulgar as tradições e riquezas culturais, como a cerâmica, dança e siriri e cururu e as culinárias a base de peixe.
João Alves

João Alves

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.