Últimas Notícias
recent

Harlem Shake: um meme com história

Harlem Shake (Inglês: Shake significa se requebrar), é um hit da Internet ou um Meme que obteve enorme sucesso em Fevereiro de 2013. A música original foi desenvolvida por Baauer.

O vídeo original foi postado na internet no dia 22 de maio de 2012 no YouTube. Ele não adotava o modelo de seu Meme, com pessoas dançando aleatoriamente, como um Flash Mob (mobilização instantânea). É, simplesmente, um vídeo de 3 minutos e 17 segundos onde se tem a famosa música completa como faixa de áudio e a capa do álbum que a música pertence como vídeo.

O vídeo viral que começou a febre do Harlem Shake pelo mundo foi postado no YouTube no dia 02 de fevereiro de 2013. Nele, mostra-se apenas 36 segundos da música original e mostra, também, quatro amigos dançando com um vestido de ET, outro vestido de Power Rangers, outro vestido de Chinês e o último vestido com uma roupa Cor de rosa. O sucesso desse vídeo causou grande apreciamento pelo mundo todo, fazendo o viral ser reproduzido com elementos diferentes por centenas uploaders e vistos por milhões de pessoas em muito pouco tempo.



Veja o vídeo clicando aqui.

Uma batida eletrônica, uma mulher falando em espanhol, pessoas fantasiadas ou mascaradas, uma voz grave anunciando “then do the Harlem Shake” (Então faça o Harlem Shake) e então danças bizarras tomam conta de toda a tela. Se você se conectou à internet no mês de fevereiro, é bem provável que já tenha visto um vídeo com essas características.

Esse é o fenômeno Harlem Shake, um meme que se espalhou rapidamente pela web e que usa como base a música do artista Baauer. Depois de passar quase que despercebida por cerca de nove meses, a música virou o "novo Gangnam Style" e é hoje a mais vendida no iTunes em vários países do mundo.

Além disso, o vídeo original da dança, feito por um vlogger que não tem qualquer ligação com Baauer, já foi visto quase 14 milhões de vezes em pouco mais de duas semanas, dando origem à mais nova febre da internet. Enfim, origens esparsas e quase desconhecidas dão um ar de “meme genuíno” ao Harlem Shake.
E tudo começa com um vídeo bizarro

Mas daí a questão é: o que esse tal de “Harlem Shake”?

Essa pergunta é relativamente simples de se responder: segundo a página do jornal ABC News, esta é uma dança surgida no bairro Harlem, em Nova York, durante os anos 1980. O bairro é um dos centros afro-americanos mais conhecidos dos Estados Unidos e a coreografia tem origem em uma dança vinda diretamente da Etiópia e chamada “Eskista”.

Enfim, uma série de outras influências foram transformando uma coreografia em um fenômeno da web: uma dança etíope no “balanço do Harlem”, que virou febre nos anos 80 e inspirou um grupo de rap, cuja música virou sample de outro artista nova-iorquino.

Como quase tudo na internet tem potencial para virar um meme, a “nova” dança rapidamente se espalhou pelo mundo. De grupos anônimos ao redor do mundo até mesmo grandes corporações como Facebook e Google, o Harlem Shake é, definitivamente, a nova moda da internet.

Fonte: Tecmundo
João Alves

João Alves

2 comentários:

Anônimo disse...

O que é o Harlem Shake? (brincadeira)

--------------
Você gostaria de aprender a ganhar dinheiro na Internet? Então faça como eu.
Veja por si mesmo, acesse os links abaixo:
kgdonline10.tk ou http://www.kitganhedinheiro.net/?19227

Anônimo disse...

Obrigada vc me ajudou muito
Ass.isaah

Tecnologia do Blogger.