Últimas Notícias
recent

Um Patrimônio de artigos pré-históricos

A Casa Dom Aquino tornou-se um Patrimônio Histórico do Estado de Mato Grosso, o lugar expõem relíquias dos povos antigos que viveram em Cuiabá e região, desde ossos de dinossauros, que foram encontrados em escavações na cidade de Chapada dos Guimarães, até objetivos pequenos utilizados em colônias, como xícaras e talheres. 


A casa construída no ano de 1842 foi o local de nascimento de duas pessoas importantes para o estado de Mato Grosso, Joaquim Murtinho e Dom Aquino Corrêa. Desde 7 de dezembro de 2008 a casa abriga o Museu de Pré-história, uma parceria feita entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS). O Museu abriga hoje cerca de 100 mil peças, e todas são originárias de Mato Grosso, peças utilizadas pelos primeiros moradores destas terras. 

Essas peças são separadas em três módulos: arqueologia, que são peças que eram utilizados pelos povos antigos, como objetivos domésticos; paleontologia, que são fósseis preservados de animais e vegetais pré-históricos. Além da geologia, que é a ciência que estuda a crosta terrestre, a matéria que a compõe, sua formação e as alterações que ocorreram desde sua origem, utilizando de instrumentos as rochas para estudos. 



De acordo com a arqueóloga Suzana Hirooka, o Museu quer passar o conhecimento da Pré-história de Mato Grosso, entender a sua evolução, desde os organismos unicelulares até o homem de hoje. Para isso acontecer precisa preservar os sítios arqueológicos. 

O museu tem planos para modernizar o modo de como são expostos os artigos, montar o segundo dinossauro e melhoria na reserva técnica. O museu está aberto para toda a população que quiser visitar o local e conhecer mais a fundo as relíquias arqueológicas do povo mato-grossense.

Se gostou dessa matéria, clica na publicidade ao lado. Obrigado!
João Alves

João Alves

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.