Últimas Notícias
recent

Conheça as raças dos Gatos

Muita gente conhece as raças dos cães, mesmo que não sejam de todos sempre tem alguém que reconhece a raça, tipo, Pastor Alemão, Rottweiler, Pitbull, Poodle, entre outros. Mas, se contar os especialistas, tem muita gente que não sabe diferenciar as raças de gatos, com exceção da raça Siamês, que é uma das conhecidas e admiradas.

O blog Coisa Que Acontece, que adora gatos, vai ajudar algumas pessoas a aprenderem um pouco sobre cada raça de gato, algumas é claro, pois existem atualmente mais de 200 raças de gatos em todo mundo, distintas entre si pelo tamanho, tipo e cor de pelagem, temperamento, entre outras características.

Domesticado primeiramente no oriente médio, o gato é o resultado do cruzamento de diversas espécimes de gatos selvagens. É um animal de tamanho pequeno a médio, independente, muito inteligente, sociável e curioso. As características comportamentais dos gatos podem variar dependendo da raça, idade e sexo. abaixo a lista e fotos com algumas espécies:

Abissínio

De origem indiana, o abissínio é um gato ativo, ágil, independente, tímido e inteligente. O abissínio aprende com facilidade, é muito curioso e sociável com pessoas e também com outros animais.



A marcação da pelagem do abissínio, denominada ticking, apresenta faixas mais escuras ao longo dos pelos, dando a impressão de uma pelagem "rajada". O Abissínio gosta e precisa de exercício diário, seja fora de casa ou até mesmo em espaços menores, desde que possa exercitar-se regularmente.

American Shorthair

O american shorthair é uma verdadeira raça de trabalho. É conhecida pela sua longevidade, saúde, docilidade com crianças e cães, além da sua beleza e temperamento quieto.



Resistente, esta raça tem seu corpo muito bem proporcionado, forte, ágil, balanceado e simétrico. Seu corpo é mais comprido do que alto, de tamanho médio para grande. As fêmeas devem ser menos robustas em todos os aspectos, e devem ser premiadas igualmente, se as proporções gerais estiverem de acordo.
Os olhos do american shorthair são grandes e amendoados, brilhantes e alerta.

A pelagem do american shorthair é curta, e de textura dura. Variações na grossura dos pelos são permitidas de acordo com a região e estação do ano. A pelagem é densa o suficiente para proteção do tempo, frio e cortes superficiais na pele.

Angorá

O Angorá é provavelmente uma das raças de gato mais antigas. Proveniente da região de Ancara, na Turquia, a raça é conhecida na Europa desde o início do século XVII.



O Angorá é um gato dócil, brincalhão e amistoso. Gosta de companhia e costuma ser muito apegado ao dono. É um gato inteligente e carinhoso. Os exemplares da raça Angorá tem tamanho médio, são muito elegantes, e apresentam uma linda pelagem semi longa. As cores aceitas além do branco são o preto, azul, tricolor e escama de tartaruga.

Brazilian Shorthair

O brazilian shorthair, ou pelo curto brasileiro é a primeira raça de gato brasileira a ser reconhecida pela WCF (World Cat Federation).



A raça brazilian shorthair foi criada no Brasil através do cruzamento entre as raças de pelo curto trazidas por imigrantes europeus, desenvolvendo o seu próprio padrão. 

O corpo do brazilian shorthair é de tamanho médio, bem proporcionado, musculoso e elegante. O pelo da raça é curto, brilhante e bem assentado ao corpo. Apresenta textura sedosa e não possui sub-pelo. A cabeça do brazilian shorthair tem tamanho médio, as orelhas são largas na base e os olhos são grandes, redondos, com coloração correspondente a cor da pelagem.

British Shorthair

O British Shorthair é, provavelmente a mais antiga raça de gato da Inglaterra.O British Shorthair é um excelente companheiro para a família. São gatos tímidos, amistosos e afetuosos.



É um gato elegante, compacto, bem balanceado e forte, que prefere estar no chão, e não tem entre suas especialidades a velocidade, ou a agilidade. A cabeça é arredondada, com bom espaço entre as orelhas.

O British Shorthair é uma raça de desenvolvimento lento. As fêmeas devem ser menos robustas que os machos em todos os aspéctos. O tamanho é de médio para grande, os olhos são grandes, redondos e bem abertos. Sua pelagem é curta, muito densa, rente ao corpo, e firme ao toque.

Himalaio

O himalaio é uma raça que foi criada à partir do cruzamento entre o persa e o siamês. É um gato de tamanho médio, pelagem longa, com tipo físico idêntico ao persa, com exceção dos olhos azuis e da coloração da pelagem.



Assim como o persa, o himalaio tem formato de corpo arredondado (cobby) e patas curtas.
Muito inteligente, o himalaio possui temperamento doce e afetuoso. Em geral muito sociável, o himalaio é considerado um excelente companheiro para ambientes internos.

Siamês

Uma característica marcante na raça siamês é a sua cor branca. Talvez o mais antigo dos gatos, o siamês tem tamanho médio, é esbelto, refinado, elegante, magro, mas musculoso.



Os exemplares machos da raça siamês são proporcionalmente maiores do que as fêmeas. O siamês é um gato gracioso, uma distinta combinação de ossos finos e músculos.
O siamês é resistente, tem excelente condição física e não é gordo.

Os olhos da raça siamês são amendoados, de tamanho médio. A pelagem é curta e sedosa, muito macia e predominantemente branca. O siamês é, sem dúvida, um gato muito inteligente, curioso e de natureza amável.

Sphynx

Esta é uma raça de gato que tem uma aparência bem diferente do que as pessoas estão acostumadas a ver. Com um visual "sem pelos", o Sphynx também se destaca pelo temperamento amável.



O Sphynx é um gato que desperta curiosidade por onde quer que passe. A aparência esguia e as rugas ao longo do corpo, são características marcantes da raça Sphynx, assim como os olhos e orelhas grandes.

O Sphynx é um gato ativo, afetuoso, bastante apegado ao dono. É uma raça leal e, sem dúvida muito inteligente. Os gatos da raça Sphynx são sociáveis, dóceis, capazes de brincar sem demonstrarem nenhum traço de agressividade.

Sagrado da Birmânia

O sagrado da birmânia é um gato legendário e misterioso. É grande, de pelagem longa e sedosa. Os olhos, quase redondos, são preferencialmente escuros e bem separados, o que dá a face uma expressão muito doce. Os pés devem ser brancos, com quatro luvas perfeitamente simétricas.



A pelagem é de média a longa, de textura sedosa. O temperamento do sagrado da birmânia é equilibrado.
É um gato gentil, ativo, brincalhão, mas tranquilo. Não pede atenção insistentemente, mas é carinhoso e gosta de companhia. É um gato para ficar dentro de casa, pois precisa muito estar junto com a família, e tem um temperamento dócil e amistoso.

Scottish Fold

Conhecido por suas orelhas dobradas para frente e por ter o hábito de dormir de barriga para cima, o Scottish Fold é um gato de porte médio e temperamento amável.



O Scottish Fold é carinhoso e muito inteligente. A raça apresenta comportamento equilibrado. É um gato brincalhão, porém mia pouco e não é excessivamente agitado. As orelhas do Scottish Fold são pequenas e podem apresentar uma dobra para frente, característica típica da raça.

De porte médio, os exemplares machos da raça Scottish Fold pesam geralmente de 4 a 6 kg, enquanto as fêmeas pesam de 2,7 a 4 kg, em média.

Fonte: Guia de Raças
João Alves

João Alves

Um comentário:

Yasmim Astolfi disse...

muito legal
adorei descobri a raça do meu gato
obrigada

Tecnologia do Blogger.