Últimas Notícias
recent

Lutadores de Muay Thai trazem Mestre Tailandês para Seminário em Cuiabá

Os lutadores de Muay Thai de Cuiabá, Ian Raphael e Renata Guedes, tiveram uma experiência única na Tailândia, onde conviveram com lutadores, profissionais da arte marcial e o mestre Manop Yuangyai, conhecido no país e que já treinou Saenchai, considerado o melhor lutador de Muay Thai Pound For Pound da atualidade. E eles resolveram trazer um pouco dessa realidade aqui para Cuiabá no Seminário Internacional de Muay Thai.


Com dois anos de treino, Ian Raphael juntamente com Renata Guedes que está treinando há um ano e três meses resolveram ir para Tailândia e conhecer um pouco mais da cultura do país. Praticando o verdadeiro Muay Thai in loco, durante três meses os dois tiveram a oportunidade de tirar as dúvidas que tinham em relação à luta. “Esse tempo que ficamos em Bangkok e Phuket, três meses, é pouco para se conhecer e aprender coisas novas, de uma cultura totalmente diferente da nossa”, afirma Ian Raphael. 



“Treinar com pessoas de fora é outra sensação, tirei bom proveito desse ensino”, continua Ian, lembrando dos dias na Tailândia. Neste Seminário eles querem dar a oportunidade aos lutadores daqui, que também sonham em ir para outro país, e tirar todas as dúvidas em relação ao Muay Thai e seus ensinos. “Queremos mostrar o verdadeiro jeito de lutar Muay Thai, pois confundem muito com versões parecidas, como a holandesa ou a francesa. Muay Thai é só um”.

Quem vai ajuda nessa comunicação com o Mestre Manop Yuangyai, é outro lutador que está na Tailândia treinando há três anos, Leonardo Sessegolo, que irá traduzir e também tirar as dúvidas dos participantes.

O treino é totalmente diferente, observa Renata Guedes. “É outra realidade o treino daqui com relação ao de lá. Queremos difundir esse conhecimento em Cuiabá”. Conheceram mais brasileiros que, assim como eles, queriam aprender mais e também trazer o conhecimento para o seu país. Analisando o Muay Thai, no Brasil o nível está avançando, pessoas estão investindo em seminário e torneio, o que falta é investimento do governo para que os atuais e futuros lutadores possam investir nessa carreira e conseguir sobreviver somente com a luta, assim como é feito na Tailândia. 


O Seminário Internacional de Muay Thai ocorrerá no dia 22 de Junho, a partir das 10h, no Palácio das Artes Marciais, no bairro Verdão, ao lado do antigo Estádio Verdão. Mais informações: (facebook.com/renata.guedes.9) (65) 9670-0567 ou (facebook.com/ian.raphael.7) (65) 9676-6991.



João Alves

João Alves

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.