Últimas Notícias
recent

Jornal O Globo recupera e relata seus 88 anos de história

O GLOBO expõe, a partir de hoje, pela internet, sua trajetória de 88 anos. O Memória, acessado por meio do site do jornal, é uma grande reportagem sobre o próprio GLOBO. Nela, são abordados vários aspectos destas quase nove décadas de existência.


O projeto Memória pretende reunir ainda mais fortemente o leitor com o seu jornal diário. O GLOBO conta a sua História, relembrando grandes coberturas e reportagens, os mais importantes momentos dos últimos 88 anos, e reproduzindo as melhores páginas produzidas pelos editores. E abrindo suas próprias feridas, reconhecendo erros e equívocos cometidos ao longo da sua História, como o apoio dado pelo jornal ao golpe militar de 1964 e a cobertura vacilante dos primeiros instantes do movimento pelas Diretas Já — destaca o diretor de Redação, Ascânio Seleme.

Este é um espaço para resgatar e preservar a História do jornal. Dividido em seções, dispõe de ferramentas adequadas para a pesquisa de temas que, reunidos diariamente nas páginas do GLOBO, dão a dimensão do jornal como um organismo vivo, que se renova registrando fatos determinantes do dia a dia — de manifestações da comunidade a grandes acontecimentos que marcam a sociedade, provocam mudanças no país e no mundo.

É possível saber, por exemplo, como repórteres apuraram algumas das grandes reportagens do jornal. Como nasceu, desenvolveu-se e enfim chegou ao papel, ou a um meio digital nos anos mais recentes, uma determinada pauta — a tarefa que cada repórter recebe na Redação.

As seções trazem, ainda, a relação de prêmios jornalísticos e institucionais recebidos pelo GLOBO, as promoções feitas ao longo do tempo, o registro de fatos marcantes que estiveram em suas primeiras páginas. Há, também, em sequência cronológica, as diversas etapas da trajetória do jornal, perfil e depoimentos de quem participa ou participou desta grande história. Sandra Sanches, diretora-executiva do GLOBO, destaca que o Memória será atualizado constantemente, “para que o leitor acompanhe, no tempo presente, a evolução do jornal.”

O novo espaço, portanto, também será dinâmico, embora num ritmo de atualização menos intenso que o do noticiário do cotidiano. Na versão impressa do jornal, é preciso mostrar ao leitor, da forma mais atualizada e ampla possível, o que aconteceu no dia anterior — os fatos que são acompanhados, enquanto se desenrolam, nas diversas plataformas digitais do GLOBO. Com uma desfasagem que permita alguma reflexão mais segura sobre a importância das notícias, o Memória, num segundo momento, também registrará a maneira como as mais relevantes foram editadas.

Em uma das seções, o leitor encontrará digitalizadas capas que trazem acontecimentos históricos na vida da cidade, do país e do mundo, desde a fundação do jornal, em 1925, enriquecidas por vídeos e depoimentos.

Numa visão abrangente, a responsável pelo Projeto Memória da Globo, Sílvia Fiúza, consultora deste novo espaço do jornal, considera-o “essencial para colaborar com a História da imprensa e da comunicação no Brasil”.

Memória O GLOBO chega depois do lançamento, no último dia 18, do Acervo, no qual o internauta pode consultar todas as edições destes 88 anos de existência. Também em atualização constante. Com isso, o jornal ganha amplitude na internet. Se o noticiário pode ser acompanhado, a qualquer momento, pelo site, e, no final da tarde, há a edição vespertina do GLOBO a Mais, o Acervo coloca à disposição do leitor 88 anos de jornalismo e o Memória expõe as bases sobre as quais se edificam a cultura e a tradição do jornal.

FONTE: O Globo

Se gostou do post, vote em nosso blog como um dos melhores Blog de entretenimento, conto com o seu voto: http://www.revistawide.com.br/peixegrande-link-voto/5540704B5B011B5349450A14534B4E09035B484DF3D6DF829E0D5AEE719CAF208D65C4
João Alves

João Alves

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.