Últimas Notícias
recent

Mais outros refrigerantes do Brasil que o Brasil não conhece

Como foi um sucesso a primeira e segunda edição do post, Refrigerantes do Brasil que o Brasil não conhece e Outros refrigerantes do Brasil que o Brasil não conhece e como veio muitas dicas resolvemos fazer uma terceira parte que mais outros refrigerantes que os leitores sugeriram. Mas lembrando que são mais de 230 empresas totalmente nacionais, fabricando produtos brasileiros, segundo a Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil.



Espero mais sugestões e se encontrar informações de todas as dicas farei uma quarta parte.



Bellpar Refrescos

No dia 30 de Abril de 1989, foi fundada a Empresa Bellpar Refrescos Ltda., nome que surgiu devido a união dos sobrenomes de seus fundadores. A Empresa iniciou fabricando refrigerantes, nos sabores Cotubaína e Soda Limonada, embalados em Garrafas de Vidro de 600ml, acondicionados em caixas de 24 garrafas.


De 1991 a 1994, a empresa passou pelas fases iniciais de acertos administrativos como qualquer outro grupo, com alterações na direção e administração até chegar nos atuais administradores, que detém o provilégio de gerir uma das mais respeitadas empresas da região.

No início,a produção foi de aproximadamente 100 caixas de Refrigerantes/dia, logo foi aumentada para cerca de 1.000 caixas/dia, onde permaneceu até o dia 07 de Maio de 1997, que, com a aquisição de uma Moderna Máquina de Envase, toda linha de produtos, passou a ser condicionada em embalagens PET 2L, fato que revolucionou a produção e a historia desta Empresa, que permitiu exponencial aumento com a aquisição de mais Máquinas de Envase, em 1998.

Atualmente, a Bellpar Refrescos Ltda, conta com modernas máquinas envasadoras de Refrigerantes, maquinas estas que possibilitaram a Bellpar Refrescos suprir a necessidade de seus crescentes clientes e expandir sua área de atuação.

Baré Refrigerante

O refrigerante Baré, é uma marca que pertence a AmBev com nome inspirado na tribo de índios Barés, da região de Manaus, no sabor guaraná. Caracteriza-se por sua garrafa de 600 ml de cor âmbar, semelhante às adotadas para distribuição de cerveja no Brasil, e que posteriormente foi lançado em versão de garrafas PET de 2 litros.


Em 1987 foram lançados os sabores de tuti-fruti e noz-de-cola.1 Com a criação da “Companhia de Bebidas das Américas” (AmBev), através da fusão entre as empresas Companhia Antarctica Paulista e Companhia Cervejaria Brahma, aprovada em 2000, 2 o refrigerante Baré deixou de ser comercializado em algumas regiões do Brasil.

É comercializado somente na região da Amazônia no sabor guaraná. É um dos refrigerantes mais populares da região, competindo com a forte Coca-Cola. As versões tutti-frutti e Noz-de-cola, foram descontinuadas. Em julho de 2010 foi anunciado o lançamento do Guaraná Baré na versão em lata de 350ml.

O Grupo Coroa

Uma das maiores indústrias do setor de bebidas do país, o Grupo Coroa representa mais de 20% do mercado do Espírito Santo e está presente nos estados da Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais, em um total de mais de 40 mil pontos de venda.


A empresa produz os refrigerantes Coroa – únicos do Estado fabricados com água mineral das montanhas. Também faz parte de sua produção a Água Campinho, a Campinho Lemon, os refrigerantes Iate, marca de sucos naturais La Fruit e, desde 2010, se tornou representante oficial da Ice Cola, marca internacional de refrigerante no sabor "cola". Além disso, também passou a ser a representante do Mate Couro, refrigerante muito tradicional em Minas Gerais, fabricado com as ervas mate e chapéu de couro.

O Guaraná Coroa já teve destaque internacional, na Bevnet (The Beverage Network), site norte-americano que pesquisa e classifica os produtos da indústria mundial de refrigerantes e de bebidas não alcoólicas. Os críticos classificaram o refrigerante como "um dos melhores guaranás do mundo".

Guarapan 

Guarapan é um refrigerante não-alcoólico misto de maçã fabricado pela empresa Spal Indústria Brasileira de Bebidas antiga REMIL (Refrigerantes Minas Gerais Ltda). (franquiada à The Coca-Cola Company) na cidade de Belo Horizonte, MG,Brasil.

A base de sua fórmula reside na maçã, embora seu sabor dificilmente lembra o sabor dessa fruta, sendo reconhecido como único. O Guarapan é distribuído em uma pequena área ao redor de Belo Horizonte, porém não é encontrado à venda em outros estados. Até meados da década de 1990 somente era envasado em recipientes de 290ml ou de 600ml de vidro, porém pode hoje ser encontrado também em KS (290ml) e PET (2l).


Existe uma história popular que atribui a criação do Guarapan a uma experiência não-autorizada ocorrida na década de 1960. Supostamente, um técnico na linha de produção da fábrica da antiga Refrigerantes Minas Gerais (REMIL, hoje SPAL, pertencente à FEMSA) em Belo Horizonte teria combinado a mistura-base do guaraná Taí com maçãs e outros componentes. Seu supervisor ficara sabendo de sua obra, e o intimara a comparecer em sua sala.

Apesar do temor em ser repreendido por ter se utilizado indevidamente de maquinaria da empresa, o supervisor anunciou que o sabor criado por ele era excelente e se prontificou a adquirir sua patente. Pouco tempo depois o Guarapan era produzido pela REMIL e distribuído pela Coca-Cola Company, e esse desconhecido técnico teria sido promovido.

Delrio

Uma fórmula exclusiva de sabor passada de geração em geração. Há 55 anos, Delrio é sinônimo de bebida de qualidade no Ceará. Uma história de sucesso que começou bem antes. Em 1929, Manoel Tabajara Melo resolveu investir na ideia de fabricar um refrigerante de Guaraná da Amazônia que agradasse a todos pelo sabor e qualidade. Assim, criou uma fórmula especial, e posteriormente ensinou aos filhos, perpetuando um produto que atravessou gerações e se apresenta até hoje como exemplo de desenvolvimento e inovação.



Em 1945, com as dificuldades causadas pela Segunda Guerra Mundial e atravessando problemas de saúde, Manoel Tabajara Melo foi forçado a abandonar o ramo. Em junho de 1956, seus filhos Paulo Maria Melo, José Luiz Melo e Antonino Melo, movidos por suas inclinações empreendedoras, resolveram continuar seu projeto e fundaram uma empresa produtora de refrigerante de guaraná, localizada na Praça Professor Arruda, no Centro de Sobral. Os três irmãos iniciaram seu empreendimento com poucos recursos,
enfrentando muitas dificuldades, mas sem desanimar.

Hoje, a linha de produtos Delrio inclui outros deliciosos sabores, todos de grande aceitação no mercado: Laranja, Uva, Limão, Cola, Caju e, recentemente, o sabor tutti frutti da linha Chicle Pink, mais um show da Delrio. A história da Delrio caminha junto com a de Sobral, unindo tradição e inovação. Sempre atenta aos apelos de um mercado em constante desenvolvimento.

Dydyo

Refrigerante legitimamente rondoniense. Com distribuição para todos os municípios de Rondônia e alguns Estados fronteiriços, como o Acre, Mato Grosso e Amazonas e também para Bolívia e Peru. Empresa ganhadora do prêmio Top of Mind como a marca de refrigerante mais lembrada pelos rondonienses.



Gold Scrin

No ano de 1990 o sócio Adelino Pagani faleceu em um fatídico acidente automobilístico e o sócio Celestino Pagani deixou a sociedade, que passou a ser administrada pela família de Adelino. Os herdeiros de Adelino fizeram grandes investimentos na Indústria ao longo desses anos, sempre preocupados em honrar a memória do saudoso pai e também de fazer na linha de refrigerantes GOLD SCRIN um trabalho cada vez mais aprimorado e qualitativo.



A Indústria atua em toda a região noroeste do estado e, aos poucos, pretende avançar para novos mercados, à medida, obviamente, que contar com infra-estrutura que não provoque prejuízo aos seus atuais clientes. E por falar em clientes, não haveria sucesso, nem crescimento e muito menos história para contar se não houvesse uma clientela fiel , que engrandece o nome e a razão de permanência no mercado de toda a linha Gold Scrin há tantos anos.

Itubaína

O refrigerante tem sabor de tutti-frutti, e sua primeira versão foi distribuída em embalagens de vidro 600ml no interior de São Paulo. O nome é uma homenagem a cidade de Itu, sede da primeira planta industrial da empresa e Tubaína é sinônimo da categoria de refrigerantes sabor tutti-frutti, desde então.
Atualmente o produto é encontrado em bares e restaurantes na tradicional embalagem de vidro marrom de 600 ml, e em supermercados em embalagem PET de 1 e 2 litros, ambos nos sabores tutti-frutti e maçã.

Em 2008 para comemorar os 54 anos do produto, foi lançado a versão long neck de vidro transparente 355 ml nas versões tradicional e zero açúcar, com rótulos colecionáveis que destacam objetos que marcaram a década de seu lançamento.

Outros Refrigerantes:

Pon Chic


Grapette

Pakera


Maná


Fly


Frevo

João Alves

João Alves

29 comentários:

urso disse...

Já tomei imperial cola, alguém conhece?

Anônimo disse...

Moro em RO, e já tomei dydyo.. é horrivel! uahuaha

Ana Carolina disse...

roller, poty, saboraki e cotuba, tio sam, guaraná jesus, vish, são muitas

bárbara Sales disse...

Baré <3

Anônimo disse...

uai, mas guarapan é da coca-cola! como assim ngm conhece? tudo bem que sou de minas... mas pelo fato de ser da coca,,,,achei q todo mundo conheceria!

João Paulo disse...

Baré é o melhor de todos!!!

Sal de Fruta disse...

Não conheço nenhum...

mEGA disse...

conheco todos

Anônimo disse...

aqui na minha cidade tem um que surgiu agora a dias atras,uma tal de coca cola? alguem ai conhece,é de boa qualidade?obrigado as respostas.

Anônimo disse...

socorense qe é socorense toma indião com balalaika kkkkkkk

Anônimo disse...

Ola....GOLD SCRIN eh o melhor guarana que existe...... e a TUBAINA Gold Scrin foi eleita a melhor do PARANA.....

Anônimo disse...

Dydyo é simplesmente excelente!

Anônimo disse...

aqui no df vendia baré a muitos anos atras, o de tutti-frutti era o melhor

Heitor Pereira disse...

Como assim??! Ninguém toma Fly por aí?? ;-;

Anônimo disse...

Guaraná Esportivo da cidade de Santa Barbara D'Oeste! o de sabor abacaxi de 2 Litros bem gelado é muito bom!

Anônimo disse...

"Quem bebe grapette repete", gente como assim vocês não conhecem grapette. MUUUUUUITO bom. Sou do RJ(capital). Achei que todo mundo conhecia grapette hahahaha

Anônimo disse...

Muitos podem ter Coca cola escrito, pq a Coca acaba comprando essas pequenas empresas pra assim diminuir a concorrência no local.

Anônimo disse...

Eu fui para Rondônia e fiquei admirada com a qualidade do Dydyo, especialmente o guaraná. Ótima qualidade! Vale a pena experimentar

Carol disse...

Aqui em Minas, além do Guarapan (surpresa pra mim, não ter em outro lugar) aqui também é muito popular o Mate Couro, q parece um refrigerante de guarana, só que com um sabor mais intenso, mas na verdade é feito com erva mate e chapéu de couro (uma erva).
Ahh eu pessoalmente adoro Mate Couro e Guarapan !!

Anônimo disse...

Impossível que o Guarapan tenha sido inventado na década de 60, como diz o texto. Nas filmagens dos jogos da Copa do Mundo de 1950 realizados em Belo Horizonte, já aparecem no estádio grandes outdoors com propaganda do Guarapan. Como é que se perde não só a propriedade mas também a memória de um bem cultural de sua terra, Minas, com tanta facilidade? A ponto de deixar a Wikipédia postar coisas insuficientes e erradas sobre ela?

Anônimo disse...

Nada a ver dydyo e o melho

Alex disse...

Faltou o guaraná Jesus, fabricado e distribuído apenas no Maranhão.
Vende-se mais que Coca-cola por lá.

Alex disse...

Faltou o guaraná Jesus, fabricado e distribuído apenas no Maranhão.
Vende-se mais que Coca-cola por lá.

João Alves disse...

Olá Alex, não faltou não... é que são tantos que tive que dividir o assunto em três... dá uma conferida aí http://www.coisaqueacontece.com.br/2013/05/refrigerantes-do-brasil-que-o-brasil.html

Ele está no primeiro post sobre refrigerantes

Bigbig Quente disse...

A mesma coisa com o Guaraná Jesus

Bigbig Quente disse...

A mesma coisa com o Guaraná Jesus

joão arismar afonso afonso disse...

Guarapan só é comercializada na região da grande BH, especialmente em contagem, muito gostoso tbm. Caro C$6.50 litro.

joão arismar afonso afonso disse...

Guarapan só é comercializada na região da grande BH, especialmente em contagem, muito gostoso tbm. Caro C$6.50 litro.

joão arismar afonso afonso disse...

Guarapan, genuinamente mineiro, sabor único, preço. Salgado, $6.50 pet 2 litros

Tecnologia do Blogger.