Últimas Notícias
recent

Títulos de novela que mudam em outros países

Globo vai vender a novela Em Família para outros países com um nome totalmente diferente do brasileiro: A Sombra de Helena. Na Natpe 2015, uma das principais feiras de televisão do mundo, que acontece entre 20 e 22 de janeiro em Miami (EUA), a trama será oferecida como La Sombra de Helena para o mercado hispânico e Helena's Shadow para Estados Unidos e Europa.


A "sombra", no caso, é Bruna Marquezine, que interpreta Helena na segunda fase e sua filha, Luiza, na terceira. Na apresentação de Em Família ao mercado internacional, a Globo explica que Luiza se apaixona por Laerte (Gabriel Braga Nunes), ex-namorado de Helena, e isso afeta a "relação com a filha, que acaba repetindo os mesmos erros do seu passado".

O nome da novela destoa do próprio estilo do autor, Manoel Carlos, que usa títulos mais suaves e genéricos, como Em Família, Viver a Vida e Páginas da Vida. A Sombra de Helena, mais forte e dramático, é uma forma de alavancar as exportações e salvar a trama, que amarga o status de pior audiência da Globo às 21h.

Além de Em Família, outras novelas da Globo ganharam títulos curiosos e completamente diferentes do brasileiro quando foram exportadas. Confira os cinco títulos mais estranhos:



Sangue Bom (Tangled Hearts/Laberintos del Corazón)

Gíria brasileira, "sangue bom" seria incompreendida por latinos, europeus e norte-americanos. A Globo resolveu trocar o nome da trama de Maria Adelaide Amaral e Vicent Villari por outros mais genéricos e vendeu a novela como uma comédia romântica: Labirintos do Coração, para o mercado hispânico, e Corações Complicados, para os norte-americanos e europeus, em tradução livre.



Salve Jorge (Brave Woman/La Guerrera)

A novela de Gloria Perez abordou a fé em São Jorge, venerado por várias religiões, do catolicismo à umbanda. O título, entretanto, é mais compreendido por brasileiros do que por estrangeiros. Para o resto do mundo, a Globo vendeu o drama de Morena, moradora de uma favela do Rio de Janeiro que foi pega por uma quadrilha de tráfico de pessoas. Salve Jorge virou, em tradução livre, A Guerreira na América Latina e Mulher Corajosa nos Estados Unidos e na Europa.



Cheias de Charme (Sparkling Girls/Encantadoras)

Expressão popularizada pela música homônima de Guilherme Arantes em 1985, Cheias de Charme foi vendida para o exterior valorizando as Empreguetes (Isabelle Drummond, Leandra Leal e Taís Araújo). Nos Estados Unidos e na Europa, elas são as Garotas Brilhantes (em tradução livre). Na Espanha e na América Latina, são simplesmente Encantadoras.



Araguaia (Destiny River/Río del Destino)

A história de Walther Negrão se passa no século 19 e é ambientada no rio Araguaia, que nasce em Goiás e deságua no Pará. A Globo valorizou a indicação da trama das seis ao Emmy e trocou o nome por outro que se relacionasse com a história de Solano (Murilo Rosa), neto de Antonia (Regina Duarte), que namorou um índio no passado e sofreu uma maldição da mulher do nativo. Para o exterior, Araguaia virou Rio do Destino.



Ti-ti-ti (The Buzz/Cuchicheos)

Remake da novela de Cassiano Gabus Mendes, a novela das sete tem um nome imcompreensível para o resto do mundo. Aqui, ti-ti-ti são intrigas e rumores que se espalham como zumbidos. A solução encontrada pela Globo foi encontrar palavras estrangeiras com significado parecido: The Buzz (Estados Unidos e Europa) e Chuchicheos (América Latina e Espanha).

Outros:

AMOR A VIDA

ESCRITO NAS ESTRELAS

FLOR DO CARIBE

LADO A LADO


QUATRO POR QUATRO

SETE PECADOS

A LUA ME DISSE

A VIDA DA GENTE

ANJO MAU

AVENIDA BRASIL

CAMA DE GATO

CARGA PESADA

COBRAS E LARGATOS

COMO UMA ONDA

CORPO DOURADO

CORDEL ENCANTADO

DA COR DO PECADO

DESEJO PROIBIDO

DUAS CARAS

O ASTRO

ENGRAÇADINHA

ESPERANÇA

CAMINHO DAS ÍNDIAS

A FAVORITA

LOUCOS POR ELAS

MALHAÇÃO 2004

MORDE E ASSOPA

O CRAVO E A ROSA

PÁGINAS DA VIDA

PARAÍSO TROPICAL


PECADO CAPITAL

CHOCOLATE COM PIMENTA

HISTÓRIA DE AMOR

SENHORA DO DESTINO

A CASA DAS SETE MULHERES

SINHÁ MOÇA

ALMA GÊMEA

CORAÇÃO DE ESTUDANTE

O CRAVO E A ROSA

TROPICALENTE

CARAS E BOCAS

João Alves

João Alves

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.