Últimas Notícias
recent

De Super-Homem a Wolverine: lições de 5 heróis para o sucesso profissional

O mercado de trabalho exige muito dos profissionais. Basta ver a quantidade de habilidades que algumas empresas pedem em anúncios de emprego. É possível pensar que, em alguns casos, espera-se que o trabalhador seja um super-herói. Mas será que os personagens dos quadrinhos têm ensinamentos para a carreira?


Pierre Mantovani, presidente do Grupo Omelete, empresa responsável pelo evento Comic Con Experience e pelo site sobre cultura pop Omelete, escolheu cinco personagens com características e habilidades importantes para o sucesso profissional.
Wolverine



Perceber o ambiente é um dos traços marcantes de Wolverine, integrante dos X-Men, equipe de super-heróis da Marvel. Seus sentidos são aguçados. Ele é capaz de notar se algo está errado ao redor. Essa qualidade, aplicada ao cotidiano do trabalho, pode poupar dores de cabeça desnecessárias.

Além disso, o corpo de Wolverine tem o poder de se curar quase imediatamente. Para o presidente do Omelete, isso nos ensina que, quando machucados, a melhor resposta é continuar exercendo as funções.

Super-Homem



Considerado um deus entre os mortais, o Super-Homem é um dos heróis mais poderosos dos quadrinhos, com força sobre-humana, invulnerabilidade e capacidade de voar. Mas as dificuldades do Homem de Aço estão no campo moral.

Com tamanho poder, é preciso saber separar o certo do errado, além de evitar que sua eficiência seja alvo de comentários negativos e invejosos -algo constante também no dia a dia das empresas. É preciso passar ileso pelas fofocas, assim como o herói passa pelas balas dos bandidos.
Homem-Aranha



Para Mantovani, o Homem-Aranha tem duas características essenciais, que profissionais bem-sucedidos compartilham. A primeira é a agilidade nas ações, pensamentos e tomada de decisão. Qualidades que ajudam em muitas situações corporativas.

A segunda é a intuição. Um dos poderes do herói é o "sentido aranha", que o ajuda a prever a chegada de inimigos e perigos. Para um trabalhador, a intuição pode prevenir enrascadas na carreira.
Batman



Bruce Wayne é um homem de sucesso. Mas sua identidade secreta, o Batman, também tem muito a ensinar a quem quer se dar bem na carreira.

Para combater o crime, o melhor detetive do mundo (como é conhecido), conta com dons importantes para o ambiente corporativo: concentração acima da média e raciocínio rápido.

É claro que as técnicas ninja e a fonte quase infinita de recursos financeiros ajudam, mas o autocontrole é o primeiro passo rumo ao sucesso profissional, diz Mantovani.
Homem de Ferro



Não é a fortuna de Tony Stark, o homem por trás da armadura do Homem de Ferro, mas suas falhas tipicamente humanas que o tornam um dos heróis mais aclamados da atualidade.

Todos convivem com dificuldades. Além dos vilões, Stark tem um histórico de problemas pessoais nas HQs, como o alcoolismo. Problemas que nem sua extrema aptidão e os recursos financeiros podem resolver sempre.

A saída, para ele e para os profissionais de hoje, é cuidar de cada questão separadamente. Tentar ao máximo não misturar trabalho com problemas ou prazeres pessoais, por exemplo.

FONTE: Uol / Economia
João Alves

João Alves

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.