Últimas Notícias
recent

Invasão de temakeria em Cuiabá

A Capital está repleta de opções gastronômicas, para todos os gostos, mas um em especial está atraindo investidores e principalmente clientes, as temakerias estão cada vez mais lotadas.

Há pelo menos quatro anos, existiam poucas opções de restaurantes japoneses, além de um ou dois tradicionais na cidade, alguns restaurantes não especializados ofereciam, em meio às saladas, uns minis shusis. Hoje, a culinária oriental está tomando conta do paladar dos cuiabanos, a gastronomia japonesa. Os nomes como sushis, sashimis, temakes e ceviches estão cada vez mais presente nos pedidos, seja em shoppings centers ou em restaurantes das avenidas de Cuiabá.

As opções são muitas, mais de 15 diferentes restaurantes para agradar todos os tipos de pessoas e de bolso. As temakerias são bem diversificadas, quem gosta de consumir bastante e vários tipos de sushis tem a opção de ir onde há rodízio, mais procurado entre os jovens, eles preferem reunir com os amigos e combinam de jantar "um japonês".

A outra opção é restaurante à La Carte, onde têm pratos com certa quantidade de peças e veem em uma barca, toda decorada que encanta quem está aguardando para poder degustar os sushis e sashimis. O tipo que também agrada é o self service, você chega, escolhe o que irá comer, geralmente é por quilo, e pronto, têm até embalagens decoradas para levar pra casa.

Você pode encontrar mais coisas na Fan Page Loucos por sushi, viciados em temaki

Os nomes são estranhos, mas o sabor vale a pena. Confira alguns dos nomes e seus significados.

Sushi – Feito com arroz e recheio.

Sashimi – É o filé do peixe cru fatiado.

Temaki – Cone feito com alga marinha e enrolado a mão recheado com arroz, e diversos outros recheios.

Yakissoba – Um macarrão semi frito na chapa, próprio para o prato, com legumes e carne.

Molho shoyo – Molho feito à base de soja, muito característico da culinária oriental.

Wasabi – Também conhecido como raiz forte, um tempero indispensável da culinária.

Shimeji – Um cogumelo pequeno e Shitake um cogumelo grande.

Niguiri sushi – Bolinho feito de arroz acompanhado de uma fatia de peixe cru por cima.

Salmão Skin – Pele de salmão grelhada servido com um molho agri-doce a base de shoyo.

Hossomaki – É o arroz e o recheio envoltos em alga marinha e conforme o recheio usado leva um nome diferente como kapamaki, Shakemaki, Uramaki…

Djou – Salmão picado ou geleia com cebolinha, e enrolado com salmão.

Tempurá – Empanado de camarão e também empanado de legumes.

Shari – Arroz utilizado nos pratos da culinária japonesa.

Mesmo algumas pessoas tendo dificuldade com o hashi (o substituto dos talheres) não descartam a possibilidade de comer, eles colocam na ponta o chamado clip de talher asiático, facilita na hora e ajuda você a aprender a usá-lo. Então, junte os amigos e façam um tour gastronômico japonês por Cuiabá. Há muitas opções para você e assim poderá tirar suas próprias conclusões.
João Alves

João Alves

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.