Últimas Notícias
recent

Sabe onde fica e qual é a primeira Rua do Brasil?

Localizada em Salvador, a Rua Chile, que no passado chamava-se Rua Direita dos Mercadores, foi criada em 1549 por Tomé de Souza. Com 400m de comprimento e 466 anos, a via está sendo revitalizada e será transformada num complexo turístico.



Diariamente, milhões e milhões de pessoas percorrem quilômetros de ruas e avenidas pelo mundo, mas a pressa faz com que seus detalhes passem despercebidos. No Brasil, não é diferente. Seja devido ao trânsito, aos celulares ou aos problemas cotidianos, as belezas do percurso quase não são notadas. Então, quem dirá a história destas vias ao longo dos séculos. Em Salvador, o problema é o mesmo. Diariamente, milhares de pessoas cruzam apressadamente a Rua Chile, no Centro da capital baiana, mas poucos sabem da importância histórica dela para o Brasil.

Criada em 1549, por Tomé de Souza, então Governador-Geral do país, a via é considerada a primeira da história do Brasil. Ao todo, são cerca de 400 metros de comprimento que ao longo dos últimos 466 anos passaram do apogeu de uma rica viela comercial baiana até o abandono atual. Recentemente, foi anunciado um audacioso e milionário plano de revitalização para transformá-la num complexo turístico.

Denominada inicialmente de Rua Direita dos Mercadores, ela foi a mãe de todos os outros logradouros da nação. O seu nome era uma alusão a posição em que ficavam os mercadores da época. Ao longo dos anos, a via foi tendo sua nomenclatura alterada por questões religiosas e políticas, até chegar ao seu nome atual, Rua Chile. Entre as antigas denominações estão Rua Direita Santa Luzia, Rua da Porta de São Bento, além de Rua do Palácio, que foi seu penúltimo nome.

Rua Chile
Criada oficialmente pela Câmara de Salvador, em 17 de agosto de 1902, a Rua Chile foi uma homenagem a visita da marinha chilena a cidade, em 25 de julho do mesmo ano. Nesta data, a então 'Rua Direita do Palácio' foi palco de um grande desfile com militares do país sul-americano que se finalizou com uma enorme festa por toda a cidade. A recepção oficial foi uma cortesia organizada pelos estudantes da Faculdade de Medicina, em retribuição a calorosa e festiva comitiva chilena que recebeu o navio brasileiro Almirante Barroso, em 1899, no país andino.

Revitalização
Anunciado em junho deste ano, o audacioso projeto prevê um investimento de aproximadamente R$ 300 milhões para transformar a via num moderno complexo turístico, sendo que 50% do valor foi gasto apenas na compra e restauro dos antigos casarões e palácios da localidade. A intenção dos novos proprietários, que adquiriram 123 imóveis na região, é construir restaurantes, uma casa noturna, um hotel de luxo, edifícios, além de galerias de arte e estacionamento para os visitantes. O projeto batizado de "Bahia District" ainda prevê que a rua seja ladrilhada e a fiação aterrada.

FONTE: Uol / Ecoviagem
João Alves

João Alves

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.