Últimas Notícias
recent

Alguns dos motivos pelos quais muitos personagens de desenhos são amarelos

Por que muitos personagens icônicos da animação são amarelos? A resposta tem a ver com escolhas pessoais aleatórias, teoria científica e de marketing e também com a cor do céu.
Os Minions são amarelos porque os animadores pensaram que seu formado lembrava um Kinder Ovo. O Ursinho Pooh foi inspirado num bicho de estimação de veteranos da Primeira Guerra Mundial e o autor A.A. Milne o desenhou pensando nisso e no urso de pelúcia amarelo do seu filho. Mas Os Simpsons são o melhor exemplo de personagens amarelos utilizados na animação por razões práticas. Quando o seriado estreou, seus criadores queriam que o programa fosse reconhecido instantaneamente enquanto estivessem mudando de canal. Em vez de ter um tom de pele pêssego igual a da maioria das animações daquele tempo, Os Simpsons tinham um amarelo brilhante e realmente se destacavam em relação aos outros programas.

Mas por que amarelo? O pessoal do ChannelFrederator tentou descobrir a razão no vídeo abaixo, em inglês. Não existe uma única resposta para essa questão. Na verdade, existe uma combinação de fatores baseados na teoria das cores e na psicologia das cores. Por exemplo, o círculo cromático utilizado na televisão é baseado na luz na escala RGB. Diferentemente do padrão do modelo de cores RYB, o amarelo é complementar ao azul. E se você quer se seus personagens se destaquem em relação ao plano de fundo, o azul é uma boa escolha porque sempre será o plano de fundo de cenas externas num dia ensolarado, ou no caso do Bob Esponja, no fundo do oceano.

De uma perspectiva psicológica, um raciocínio científico que defina é bem perigoso. Mas entre outras coisas, o amarelo é geralmente associado com a ideia de ser ativo, quente e enérgico, como a maioria dos protagonistas de animação tendem a ser. Mas também, voltando ao desejo dos Simpsons de se destacar, o amarelo é por diferentes motivos a cor mais perceptível da visão humana.

O vídeo abaixo dá ainda mais detalhes sobre esse tema, além de muitas curiosidades e exemplos sobre como a escolha das cores afetou a animação no geral.


João Alves

João Alves

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.