Últimas Notícias
recent

Cuiabá realizou a primeira ablação por radiofrequência, uma evolução das cirurgias não invasiva


Foi realizado pela primeira vez em Cuiabá o procedimento de ablação por radiofrequência, com a equipe da Dra. Michelle Daltro Coelho Ridolfi no Hospital Santa Rosa na manhã deste sábado, 14 de outubro. Ainda contou com a presença do Dr. Mateus Saldanha Cardoso, médico atuante na cidade de Barretos que já realizou o procedimento em sua cidade.


Para a Dra. Michelli realizar esse procedimento pela primeira vez no Estado é algo único e que traz muitos benefícios para a população.

"Hoje mais um sonho realizado. Eu e minha equipe do hospital Santa Rosa realizamos ablação de tumor hepático por radiofrequência guiada por ultrassom e tomografia. Parabéns a minha equipe maravilhosa e aos doutores que me acompanhou no procedimento o Dr. Mateus, do Hospital do Câncer de Barreto e o Dr. Daniel, de Campo Grande".

Esta técnica utiliza ondas de rádio de alta energia para aquecer o tumor. Uma sonda fina, como uma agulha, é inserida através da pele até atravessar totalmente o tumor. A inserção da agulha é guiada por ultrassom ou tomografia computadorizada.

Quando a sonda está posicionada, uma corrente elétrica é passada através da sonda, aquecendo o tumor e destruindo as células cancerígenas. A ablação por radiofrequência geralmente é feita em ambulatório, com anestesia geral. Os efeitos colaterais são raros, mas podem incluir hemorragias e danos aos rins e outros órgãos próximos.




João Alves

João Alves

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.